Movimento" Passe Livre" entenda o que é isso

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Movimento" Passe Livre" entenda o que é isso

Mensagem  Admin em Qua Jun 19, 2013 5:18 pm

Entenda o que é o Movimento Passe Livre
18/06/2013
O Movimento Passe Livre organizou, por enquanto, seis grandes atos contra o aumento da tarifa do transporte público no País. Entenda o que é o movimento que está parando as grandes avenidas de São Paulo e outras cidades brasileiras


Movimento Passe Livre tem como objetivo tornar o transporte público gratuito e acessível para todas as camadas sociais



Movimento Passe Livre (MPL) é um movimento social que luta por um transporte público fora da iniciativa privada. O seu principal objetivo é o transporte gratuito e acessível para todas as camadas da população. Suas ações passam por trabalhos de divulgação, estudos e análises dos sistemas de transporte nas principais cidades do país.
 
O MPL é organizado por meio dos seguintes princípios: independência, apartidarismo e horizontalidade, explicados a seguir:
 
Autonomia e independência: O MPL acredita que as pessoas diretamente envolvidas na luta pelo transporte público gratuito são responsáveis pelas escolhas e criação das regras do movimento, independente de organizações externas como partidos e entidades estudantis.
 
Apartidarismo: O movimento não é organizado para eleições. O MPL pressiona o governo por políticas públicas, mas também defende a prática cotidiana de que existe política além do voto.
 
Horizontalidade: Não existe hierarquia no MPL, portanto todos têm igual poder de participação.
 
dia 26 de outubro é considerado o Dia Nacional de Luta pelo Passe Livre. Sua primeira comemoração aconteceu em 2005, sendo que uma catraca em chamas simbolizava a união das manifestações que ocorreram em 14 cidades. A data foi escolhida por ser o dia em que um projeto de lei de iniciativa popular do passe livre foi votado na Câmara de Vereadores de Florianópolis, sendo aprovado em 4 de novembro.
 
Nesta terça-feira (18), o Movimento Passe Livre organiza o Sexto Grande Ato Contra o Aumento das Passagens. O evento no Facebook conta com mais de 175 mil pessoas confirmadas e tem como ponto de encontro a Praça da Sé. Estudantes e trabalhadores dizem que o movimento não vai parar até conseguir que o preço da passagem seja revogado. Você acredita nisso?
Fonte: Universia



LÍDERES DO MOVIMENTO PASSE LIVRE DIZEM NO RODA VIVA QUE ESTÃO NO CAMPO DA ESQUERDA E QUEREM UMA SOCIEDADE IGUALITÁRIA


A entrevista com dois dos líderes do Movimento Passe Livre (MPL) no Roda Viva da TV Cultura foi marcada por uma postura comedida dos entrevistados. O programa entrevistou a estudante de direito Nina Cappello e o professor de História Lucas Monteiro de Oliveira. Lucas deixou claro que o MPL está no campo das esquerdas e que o movimento busca uma sociedade igualitária.  Para Nina, o MPL é um movimento social que luta pelo transporte público. Semelhante à estrutura de organização do MST (Movimento dos Sem Terra), eles dizem que não tem liderança e procuram atuar de forma horizontal.
Apesar de muitas perguntas sofríveis por parte dos jornalistas da grande mídia, foi possível perceber que os integrantes estavam bastante cautelosos e bem preparados com algumas perguntas mal intencionadas. Eles também afirmaram que a cidade precisa de uma transformação, para que não impeça a circulação das pessoas da periferia. O movimento tem um projeto de lei, de iniciativa popular, propondo o transporte público com tarifa zero, para que as pessoas (da periferia) possam se apropriar da cidade.












CONTRAPONTO

avatar
Admin
Admin

Mensagens : 290
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/02/2013
Idade : 59
Localização : S.Paulo - BR

Ver perfil do usuário http://hereditarios.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum