11 Alimentos para Reduzir o COLESTEROL ALTO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

11 Alimentos para Reduzir o COLESTEROL ALTO

Mensagem  Admin em Qua Set 25, 2013 1:37 pm



O colesterol alto é um dos grandes vilões da vida moderna. Os níveis elevados de gordura no sangue está associado a diversas doenças, como infarto do miocárdio, AVC, depressão e até impotência sexual. Os maus hábitos alimentares, sedentarismo, estresse e o fácil acesso a comidas de pouco valor nutricional são apenas alguns fatores que contribuem para o aumento do colesterol. Nesse sentido, a dieta desempenha um papel importante no controle dos níveis de ácidos graxos no sangue. Se você sofre de colesterol alto ou quer evitar a condição, leia nossas dicas de alimentos que você deve incluir em sua dieta.



1. Salmão. Este e outros peixes gordurosos são ricos em ômega-3 e ômega-6, ácidos graxos importantes na redução do colesterol e dos níveis de triglicérides no sangue.

Com exceção do baiacu (que se come) todo peixe do mercado é saudável. Tome cuidado para lobbys (grupos de pressão) comerciais que, por exemplo, dizem que tilápia faz mal. Na realidade a tilápia é peixe rústico,  fácil de criar (peixe barato) e esses lobbys aparecem na media para colocar outro peixe  criado no cativeiro,  no lugar como é o caso do salmão que por sua vez, sendo criado em cativeiro, se alimenta de ração e não de seu alimento natural, seja no mar ou nos rios onde voltam para procriar e morrer. E principalmente fique atento para peixes vindos do Pacífico cuja radiação de Fukushima já chegou à costa da América do Sul. Fie-se na sardinha que é peixe de alto mar e isso quer dizer que teoricamente estão mais afastadas de poluição costeira e é uma carne barata, principalmente se comprada inteira.  



2. Aveia. Este cereal é rico em betaglucana, uma fibra solúvel que inibe a absorção do colesterol proveniente da dieta, além de promover saciedade, reduzir os níveis de glicemia no sangue e retardar o esvaziamento gástrico. Além disso, a aveia aumenta a proporção de HDL, conhecido como "colesterol bom".

Nos supermercados, compre aveia embalada em cumbucas pelo próprio supermercado pois é muito mais barata. e se puder comprar saco de 10 kg direto de um cerealista, o preço chega a cair pela metade.  Aveia amassada com banana, vitamina de banana, leite, maçã e aveia, bolo de aveia com banana, mingau de aveia com canela já é tradição familiar há mais de 70 anos na minha familia  




3. Berinjela. A casca da berinjela é rica em antocianinas, um antioxidante que reduz o colesterol e aumenta a fração de HDL no sangue. Além disso, a berinjela é rica em fibras, que reduzem a absorção de colesterol na dieta. Use-a em saladas e até em sucos.
Babaganushi, o  patê de berinjela, é delicioso e nem tão complicado de fazer




4. Uva. Essa fruta é rica em resveratrol, um antioxidante que ajuda na redução do colesterol e inibe a agregação de plaquetas, evitando a formação de coágulos no sangue. Além disso, a uva aumenta a proporção de HDL.



5. Chocolate AMARGO. Essa iguaria é rica em flavonoides, substâncias que reduzem o LDL, chamado de mau colesterol. A ingestão de cerca de 30 gramas por dia fornece as quantidades suficientes de flavonoides necessárias para o corpo.



6. Azeite de oliva. Este óleo é rico em ácidos graxos insaturados, como o ácido oleico, que regula as taxas de colesterol e de glicemia no sangue. Além disso, o azeite de oliva é rico em vitamina E, um antioxidante que protege contra doenças cardíacas e o desgaste e envelhecimento celular.



7. Sementes oleaginosas. Essa classe inclui as nozes, castanhas e amêndoas. Elas são ricas em gorduras que combatem os altos níveis de colesterol, além de serem ricas em vitaminas e proteínas. A arginina presente nas sementes é um importante vasodilatador, reduzindo os riscos de doenças do coração.



8. Alho. O alho é rico em saponinas, que reduzem o colesterol. Além disso, o alho tem propriedades antibacterianas e vasodilatadoras, reduzindo a pressão alta nos membros periféricos.

Mas cuidado: alho em excesso pode causar hepatite - nem todo fígado aguenta.



9. Quiabo. O quiabo, assim como a berinjela, é rico em fibras solúveis que reduzem o colesterol total. Além disso, estudos revelam que o quiabo reduz a taxa de glicose no sangue, reduzindo o risco de desenvolvimento de diabetes, doença comumente associada ao colesterol alto.



10. Frutas vermelhas. Frutas como morango, amora e framboesa são ricas em antioxidantes que combatem o colesterol e protegem contra doenças cardíacas. Além disso, elas são ricas em fibras que reduzem a absorção de glicose e colesterol. Para completar, as frutas vermelhas são ricas em vitaminas e têm poucas calorias.



11. Linhaça. A semente de linhaça é rica em ômega-3, ácido graxo que reduz o colesterol total e de LDL do sangue. Ingira a linhaça moída ou triturada, uma vez que a sua casca é resistente à digestão pelo suco gástrico.


Não se esqueça de praticar exercícios físicos regularmente, controlar o estresse e evitar vícios como o cigarro e o álcool. Com essas dicas, você terá muito mais saúde e o seu coração também.

Fonte: Cria saúde


.
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 287
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/02/2013
Idade : 59
Localização : S.Paulo - BR

Ver perfil do usuário http://hereditarios.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum