Instalação Elétrica Residencial - Cálculo de Bitola de fios

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Instalação Elétrica Residencial - Cálculo de Bitola de fios

Mensagem  Admin em Ter Fev 24, 2015 2:44 pm

Cálculo da bitola dos fios

É necessário antes efetuar uma projeção simples, ou seja, um pequeno projeto elétrico baseado em uma planta baixa de sua residência, onde deve constar a quantidade de luminárias e tomadas que serão instaladas.

É simples e fácil essa confecção de diagrama, no site Faz Fácil você vai encontrar a maneira correta de fazer seu projeto elétrico.

Por que isso vai facilitar seus cálculos de bitolas dos condutores?

O projeto elétrico permite o cálculo da potência total

A – Sabendo a posição correta das luminárias e das tomadas, já fica determinado qual o equipamento elétrico que ficará naquele local.

Somando-se as potências em watts das lâmpadas, tomadas e os possíveis equipamentos que serão usados, você irá determinar a potência em watts totais do seu sistema elétrico.

É essa potência total que determina qual a rede elétrica que deve funcionar na entrada de seu medidor.

Esse valor em watts varia de região para região.
Passe em uma loja de Atendimento da Operadora Distribuidora de sua cidade e peça um livreto denominado “RECON” para saber com certeza esses valores que explicam qual o medidor e rede elétrica apropriada para sua casa.

Cada estado têm regras diferentes para determinar a voltagem da rêde

B – No Rio de Janeiro, por exemplo, a Distribuidora LIGHT e a AMPLA diz que se a carga em watts for de 8.000 watts (8 KW) será instalada rede elétrica de 127 volts (uma fase e um neutro).

fiosUltrapassando esse valor, a rede elétrica será em 220 ou 380 volts (duas fases e um neutro ou três fases e um neutro respectivamente), dependendo da totalidade da carga em watts.

Já em São Paulo, A Distribuidora Elektro de Energia Elétrica, diz que com carga em watts de até 15000 watts (15 KW) a rede elétrica é de 127 volts, a partir desse valor até 25000 Watts (25 KW) a rede é de 220 volts, e acima disso a rede é de 380 volts.

Cabo eletrico: A bitola conforme tensão em volts e carga total em watts

Portanto, sabendo-se a tensão em volts de entrada, e tendo-se feito o calculo da carga total em watts de sua residência, pode-se determinar com precisão a bitola do condutor que sai do medidor até a caixa de disjuntores interna.

Normalmente o calibre ou bitola mínimo usado é o de 10.0 mm² (conhecido como cabo 10 mm²) tanto para a fase quanto para o neutro.

O cabo eletrico de 6.0 mm² só é usado quando a carga é mínima, e mesmo assim as Distribuidoras não costumam aprovar essa utilização de bitola.

A seguir uma tabela de Capacidade de Condução de Corrente de cabos condutores:
Cabo eletrico de bitola 1,5 mm² suporta corrente de 15,5 ampères sem aquecer.


Cabo de bitola 2,5 mm² suporta corrente de 21,0 ampères sem aquecer.
Cabo de bitola 4,0 mm² suporta corrente de 28,0 ampères sem aquecer.
Cabo de bitola 6,0 mm² suporta corrente de 36,0 ampères sem aquecer.
Cabo de bitola 10,0 mm² suporta corrente de 50,0 ampères sem aquecer.

Assim tendo a tabela de capacidade de condução de corrente dos principais cabos condutores, sabendo-se a soma da carga em watts do circuito elétrico e tendo-se determinado à tensão em volts de entrada, basta utilizar uma fórmula matemática simples da Lei de OHM/Watt que diz assim:

A corrente em ampères é igual à divisão da potência em watts pela tensão em volts, ou seja:


I = P/U

onde “I” é o símbolo da corrente, “P” é o símbolo da potência e “U” o símbolo da tensão.

Cabo eletrico:  Potência em watts das tomadas

Deve ser lembrado que tomadas de uso comum (TUG) para equipamentos de pouca potência em watts (televisão, rádios, liquidificadores etc.) tem o valor específico de 100 watts.

Já as tomadas de uso especial (TUE) tem seu valor em watts de acordo com o equipamento a ser instalado na tomada.
Ex: ponto de tomada de alimentação para chuveiro elétrico mais usado é de 5400 watts (5,4 KW).

O condutor de 1,5 mm² só é utilizado para o retorno das lâmpadas (aquele fio que sai do interruptor até a lâmpada) e o condutor de 2,5 mm² é o mínimo utilizado para tomadas de uso comum.

Fora isso deve ser calculado a bitola correta do cabo eletrico de acordo com a potência para as tomadas de uso especial.

Qualquer Eletricista Profissional deve ter conhecimento desses regulamentos para poder oferecer um serviço de qualidade com garantia e segurança para não ocasionar um acidente elétrico mais adiante.

Isso também possibilita uma economia substancial se utilizando a bitola correta calculada mediante um projeto fácil e simples sabendo-se os valores especificados acima.
Todas essas normas são regulamentadas pela NBR 5410 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas em conjunto com o INMETRO).

O importante é que os circuitos não fiquem sem proteção, ou seja, devem sempre ter um disjuntor termomagnético como proteção a sobre cargas e curto circuitos, e se possível um Interruptor Diferencial (Também conhecido popularmente como disjuntor DR) que se desarma ao haver uma DDP (Diferença de Potencial) atípica, ou seja, se uma pessoa inadvertidamente tocar em um condutor (fio) desencapado e energizado, e levar um choque, o Dispositivo DR desarma, cortando a energia e impedindo que a pessoa seja eletrocutada.

Atualmente em qualquer obra civil de construção de imóveis, é obrigatória a instalação deste dispositivo, de acordo com as normas da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A norma NBR 5410 da ABNT, também regulariza a utilização dos condutores através de uma tabela já pré-calculada de acordo com a capacidade de condução de corrente de cada condutor, e de acordo com o Equipamento Elétrico que será conectado a eles (condutores).

Tabela para os condutores mais utilizados em circuitos elétricos residenciais

Vamos rever rapidamente uma parte dessa tabela para os condutores mais utilizados em circuitos elétricos residenciais:

LARGURA DO FIO CONDUTOR SUPORTA (SEM AQUECER)

1,5 mm² 15,5 ampères
2,5 mm² 21,0 ampères
4,0 mm² 28,0 ampères
6,0 mm² 36,0 ampères
10,0 mm² 50,0 ampères

Como você pode observar, existe um limite mínimo em Ampères que cada condutor de acordo com sua bitola ou calibre, pode suportar sem aquecer e provocar um curto circuito no sistema elétrico.

Essa tabela também proporciona uma substancial economia na compra do material (condutores), pois com esse cálculo, a segurança está relativamente garantida, desde que não seja alterada a utilização das tomadas, como por exemplo, a substituição de um equipamento que foi previsto inicialmente, por outro de maior capacidade (corrente em ampères maior), podendo assim provocar o aquecimento dos condutores.

cabo eletricoÉ importante saber que o condutor de 1,5 mm², somente é recomendado para a utilização do condutor denominado RETORNO, que é aquele que sai do interruptor e vai para o receptáculo onde será colocada a lâmpada.

É bom lembrar que a utilização de condutores de bitola ou calibre maior torna mais caro a execução do serviço elétrico, mas pode proporcionar uma melhor segurança desde que os disjuntores eletromagnéticos sejam mantidos em sua corrente de ruptura conforme o cálculo original.

Quando você efetua o calculo da soma da corrente dos circuitos, é automaticamente estabelecida a capacidade de condução de corrente dos condutores de acordo com a tabela da ABNT, e consequentemente a corrente aproximada de ruptura (desarme) dos disjuntores de proteção.

Ao se usar condutores de maior calibre, não podem ser mudados os disjuntores termomagnéticos, que devem ser mantidos na corrente pré-calculada inicial.

FONTE: Faz Fácil Reforma e Construção



Um pouco Mais

- Exemplo:  Ao utilizar um bomba d’água, tipo ANAUGER 900 – 220V, a uma distância de 180 metros qual a bitola do fio ou cabo necessário para que este não tenha fuga de energia.

Na verdade a "FUGA DE CORRENTE" em cabos elétricos de longa distância se traduz em queda de tensão e aumento da corrente em ampères devido a RESISTÊNCIA à passagem dos elétrons pelo condutor (fio) de acordo com a distância a ser percorrida.

Neste caso descrito por você, a distância de 180 metros em rede de 220 volts, não vai haver uma queda acentuada da tensão em volts, bastando para isso utilizar a bitola correta dos cabos condutores (fios).

A bomba Anauger 900 tem uma potência de 450 watts e funcionando em 220 volts, tem como corrente o valor de 2,04 ampères.

De acordo com as normas técnicas, quanto menor for a seção (bitola) do condutor (fio), maior será a sua resistência elétrica, e consequentemente maior a perda de energia ao longo do percurso.

A Fábrica PIRELLI diz que a queda de tensão em seus cabos condutores é o seguinte na tabela calculada por seus técnicos e utilizada como parâmetro por muitos eletricistas:



Bitola          Resistência por Quilometro (Km)       Queda de tensão p/quilometro(km)

1,5 mm²                      12,1 Ohm                       23,9 volts

2,5 mm²                       7,41 Ohm                      14,7 volts

4,0 mm²                       4,61 Ohm                        9,2 volts



Portanto no seu caso, como a distância não é muito longa (180 metros) e a corrente de trabalho da Bomba Anauger é de 2,04 ampères, a queda de tensão será mínima, desde que se houverem emendas, elas devem estar bem feitas e justas, sem mau contato, e devidamente isoladas com fita isolante de boa qualidade.

Se a emenda for ao ar livre, sugiro a utilização de fita isolante de AUTO FUSÃO, que é de uso especial e um pouco mais cara, pois evita a penetração de umidade nas emendas.

Sua utilização é a seguinte: quanto mais você a esticar, mais ela adere no fio condutor, pois quando ela estica, acontece uma reação química em que ela se aquece um pouco, tornando a emenda firme e uniforme à medida que você enrola em volta da emenda.

Quanto ao calibre ou bitola do cabo condutor (fio), utilize a maior bitola possível, para prevenir possível queda de tensão e aumento da corrente ao aciona-la, devido ao pico de tensão na partida.

Eu aconselho a utilizar o condutor de 4 mm² de seção ou no mínimo o de 2,5 mm².

Assim você estará despreocupado e não terá problemas futuros na rede elétrica da bomba.

FONTE: Ensinando Elétrica Blogspot


Admin
Admin

Mensagens : 285
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/02/2013
Idade : 58
Localização : S.Paulo - BR

Ver perfil do usuário http://hereditarios.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum