Terço - A solução está no terço (o Saltério de Maria)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Terço - A solução está no terço (o Saltério de Maria)

Mensagem  Admin em Dom Fev 21, 2016 5:28 pm

Eu não sei bem como construir esse tópico sem torna-lo extenso demais  ou deixá-lo mais atraente para não parecer tão massante (apesar que, se massante ou não, vai depender  do interesse de cada um) . Porém organizei-o de uma forma que, quem o ler, se sentirá satisfeito e de que valeu a pena.  Mas considere que se é massante ler, seria mais ainda escreve-lo rsrs.

Motivos pelos quais estou promovendo e divulgando a reza do Rosário:

Nós, os brasileiros somos um país de maioria católica (ainda). Não há nenhuma denominação, dita evangélica, que supere a quantidade de católicos existentes no Brasil. Avaliar-se como maioria adotando o termo "evangélico" (antes "crentes") não cabe a uma maioria, haja vista que, não freqüentam um a igreja do outro, enquanto que nós, seja da  igreja  que formos (paróquia, diocese, arquidiosece), da ordem religiosa que for, participamos da missa em qualquer igreja, consultamos o sacerdote  sem problema nenhum porque nossa Igreja é Una.

Sendo maioria e tendo essa nossa fé, poderemos mudar esse o quadro político do nosso país de forte ativismo comunista e com seus tentáculos espalhados pela América Latina, graças ao maldito Foro de São Paulo.

Nosso ativismo é fraco, viciado, desconfiado dos líderes e pseudo-líderes que tentam encabeçar os movimentos sociais. Também não é participativo, seja por desconfiança, seja por impossibilidade de trabalhos ou financeiros.

Mas eu acredito que isso nós  possamos mudar graças ao nosso desejo de mudança e a nossa fé, que poderá aumentar mais ainda graças ao Rosário.

Peçamos força,  união e astúcia divina, líderes de respeito, para nos tornarmos mais ativistas, para sermos mais contundentes nos nossos propósitos.

Se a Áustria se livrou dos comunistas rezando o Rosário, por que então nós, o maior país católico do mundo, que temos a imagem de Cristo como ícone do nosso país, como padroeira a Mãe de Deus, não poderemos conseguir também?

Se temos anjos ao nosso lado, temos também demônios querendo nos tentar, nos fazer ceder como muitos cederam aos líderes dos movimentos comunistas no nosso país.

Não pense que por ser um simples conjunto de orações, que será fácil. Exigirá disciplina, resistência, perseverança, resignação, resiliência. Mas são coisas que farão bem ao nosso espírito e ao nosso país.

REZE COMO SE TIVESSE FÉ, QUE A FÉ LHE SERÁ DADA

Por que rezar o terço três vezes ao dia para compor  o Rosário (o Saltério de Maria)?

Bastaria dizer que a Virgem pediu isso em Fátima, em todas as suas outras aparições ultimamente em Kibeho, Uganda.
Maria, em Fátima, já em 1917, no ano da Revolução Russa,  nos previniu sobre  o mal que a Russia espalharia pelo mundo e após a Segunda Guerra Mundial , livrou a Áustria do Comunismo ( veja essa matéria aqui )

Eu não vejo outra maneira de livrar nosso país disso, senão pelo Rosário, por isso fiz esse tópico.

Ouçam antes (ou veja) com atenção, a esses vídeos do Olavo (considere os palavrões dentro do contexto do programa que ele fazia). São, aproximadamente, 35 minutos no total, que poderão mudar a sua visão sobre a Igreja, sobre o terço e a sua conduta (ou confirmar o que a muito tempo vocês já sabiam)

Não é uma catequeze a Olavo de Carvalho, mas uma visão filsófica sobre a Religião, uma experiência de vida  e  um ALERTA sobre como tentam manipular a nossaIgreja  e a nossa fé  até mesmo dentro da casa de Deus.

Ele me trasnmitiu dois ensinamentos:
"Reze como se tivesse fé, que a fé lhe será dada"
"Deus tem o coração mole: peça a ele para manifestar Seu amor a você: não falha"

Lembrem-se também, que se sua conduta for cristã, seus inimigos verdadeiros são também  inimigos de Deus. Então, se esses os aflige, por que Deus se negará a ajudá-los?

SOBRE O AMOR DIVINO

SOBRE O CRISTIANISMO,  A SALVAÇÃOE A JUSTIÇA DIVINA

SOBRE A FALSA CONSAGRAÇÃO DA RÚSSIA
O Derradeiro Combate do Demônio >>> BAIXE O LIVRO EM PDF

A FALSIFICAÇÃO DO CRISTIANISMO NO MUNDO

SOBRE KIBEHO

Antes de dissertar sobre o terço, e o porque que ele é a solução, deixo aqui a relação dos mistérios e a seqüência de orações  para quem que queira se orientar, não tenha que rolar muito a página à procura. 

E é  fácil de decorar a seqüência dos mistérios,  pois essa sua seqüência tem uma devida ordem:

Embora muitos não saibam, o primeiro dia da semana é o Domingo. 

Para auxiliar na memorização:

Domingo é o dia do Senhor, é dia de glória (exaltação pelas obras de Deus, cumprimento da sua palavras, júbilo, grande contentamento de alegria e aprovação de um ato praticado)

Segunda começa com os mistérios gozosos, com a anunciação,  nascimento de Jesus 

Terça e sexta (as palavras rimam) inversamente aos gloriosos, vem os Dolorosos e a morte de Jesus

Quarta, Jesus que morreu, ressucita:  é a Glória de Deus    

Quinta, (foge à seqüência) ,são os  Luminosos 

Sexta, (lembra da rima "terça"? ) Dolorosos

Sábado também repete (o de segunda feira) Gozosos

Obs.: A coluna "REFERÊNCIAS BÍBLICAS" tem os links
DIAS MISTÉRIOSDESCRIÇÃOREFERÊNCIAS BÍBLICAS
DOMINGOSGLORIOSOS
1º Mistério
2º Mistério
3º Mistério
4º Mistério
5º Mistério
Ressurreição de Jesus....................................
Ascenção de Jesus ao Céu..............................
Descida do E.Santo sobre Maria e os Apóstolos..
Assunção da Virgem Maria..............................
Coroação de Maria como Rainha dos Céus.........
São Marcos cap. 16
Atos I 9-11
Atos 2 - 1,4
Dogma
Dogma

SEGUNDAS
e SÁBADOS
GOZOSOS
1º Mistério
2º Mistério
3º Mistério
4º Mistério
5º Mistério
Anunciação do Anjo à Maria
A visita de Maria a sua Prima Isabel
O nascimento de Jesus
A apresentação de Jesus no Templo
A perda e o reencontro de Jesus no Templo
Lucas 1. 26-36
São Lucas 1. 39-45
São Matheus 2
São Lucas 2. 22-42
São Lucas 2. 41-52
TERÇAS 
E SEXTAS
DOLOROSOS
1º Mistério
2º Mistério
3º Mistério
4º Mistério
5º Mistério
Agonia de Jesus no Jardim das Oliveiras
Flagelação de Jesus atado a um poste
Coroação de Jesus com uma coroa de espinhos
O caminho de Jesus até o Calvário
A crucifixação de Jesus
São Marcos cap. 16
Atos I 9-11
Atos 2 - 1,4
Dogma
Dogma
QUARTASGLORIOSOS
1º Mistério
2º Mistério
3º Mistério
4º Mistério
5º Mistério
Ressurreição de Jesus....................................
Assenção de Jesus ao Céu..............................
Descida do E.Santo sobre Maria e os Apóstolos..
Assunção da Virgem Maria..............................
Coroação de Maria como Rainha dos Céus.......
São Marcos cap. 16
Atos I 9-11
Atos 2 - 1,4
Dogma
Dogma
QUINTASLUMINOSOS
1º Mistério
2º Mistério
3º Mistério
4º Mistério
5º Mistério
Batismo no rio Jordão
A auto-revelação nas Bodas de Caná
O anúncio do Reino de Deus, o convite à conversão
A transfiguração no Monte Tabor
A instituição da Eucaristia
São Matheus 3, 13-17
São João 2 1-17
São Matheus 22 1-14
São Matheus 17 1-19
São João 6 51-71 
SEXTASDOLOROSOS
1º Mistério
2º Mistério
3º Mistério
4º Mistério
5º Mistério
Agonia de Jesus no Jardim das Oliveiras
Flagelação de Jesus atado a um poste
Coroação de Jesus com uma coroa de espinhos
O caminho de Jesus até o Calvário
A crucifixação de Jesus
São Marcos cap. 16
Atos I 9-11
Atos 2 - 1,4
Dogma
Dogma
SÁBADOSGOZOSOS
1º Mistério
2º Mistério
3º Mistério
4º Mistério
5º Mistério
Anunciação do Anjo à Maria
A visita de Maria a sua Prima Isabel
O nascimento de Jesus
A apresentação de Jesus no Templo
A perda e o reencontro de Jesus no Templo
Lucas 1. 26-36
São Lucas 1. 39-45 
São Matheus 2
São Lucas 2. 22-42
São Lucas 2. 41-52 
Agora, vamos à origem do terço:

Como surgiu o Rosário?

Desde o século IX, a recitação dos salmos era a oração oficial da Igreja, conhecida como Liturgia das Horas. Os 150 Salmos recitados pelos monges eram assistidos pelos fiéis que desejavam participar desta prática de oração. Isto, porém, para a época era muito difícil, pois a maioria do povo não tinha acesso ao estudo, poucos sabiam ler e, para decorá-los era impossível.

Foi então, que um monge teve a iniciativa de recitar 150 Pai-Nossos em substituição aos Salmos.

Paralelamente à recitação dos Pai-Nossos, foram introduzindo a expressão bíblica da Saudação Angélica e a Exclamação de Isabel, como recitamos hoje na Ave-Maria.

No século XIII alguns teólogos perceberam que alguns Salmos continham certas profecias sobre os mistérios da redenção. Assim, compuseram uma série de louvores e preces a Jesus e deram o título de “Saltérios de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.

Por volta do ano 1365, o monge Cartuxo Henrique de Halkar separou as 150 saudações angélicas em dezenas, intercalando entre cada dezena um Pai-Nosso.

Mas foi, especificamente, por meio de um frade Dominicano – Alan de Rupe -, em 1470, que teve origem o Rosário com um pensamento recitado junto a cada Ave-Maria.

No século XV, com o Renascimento, houveram grandes mudanças no pensamento, nas artes, na vida cristã e na liturgia da Igreja. Era um novo florescimento e um novo desafio para a Igreja.

O Rosário também passa por reformulações. Passa a citar um só pensamento entre cada dezena, relembrando os principais mistérios da redenção, formando-se assim os 15 mistérios do Rosário.

Em 16 de outubro de 2003, o Papa João Paulo II acrescenta um novo bloco de 5 mistérios (mistérios luminosos), para completar as contemplações do mistério de Cristo, totalizando em 20 mistérios.

Milícia da Imaculada

ORAÇÕES DO TERÇO

Vou postar aqui as  orações que faço, pois não poderia fazer de uma forma e orientar a fazer outra, estaria sendo hipócrita. Têm algumas diferenças das rezadas comumente e quem quiser rezar da forma comum, poderá se orientar em sites religiosos.
Não quero ser diferente, mas encontrei algumas inconsistências nessas orações e as mudei conforme a minha consciência.
As pequenas diferêncas eu explico abaixo de cada oração.

O Terço (objeto)  é um sacramental assim como as suas orações, que nos auxiliam no nosso contato com Deus.
Não é uma mera repetição de orações, como alguns pensam e eu mesmo cheguei a pensar um dia. Esse sacramental é atemporal. São orações e preces  , que ao invés de serem espaçadas em dias, semanas ou meses, juntam-se em três períodos diários onde, além de exercemos a nossa profissão de fé, nos penitenciamos e só dizemos, a nós mesmos e ao mundo, bendicências. Além disso, mantemos viva diariamente na memória , toda a vida de Jesus. Isso nos induz   a sermos mais responsáveis sobre o que pensamos falamos e agimos.
Para quem ainda não teve essa experiência religiosa, creio que irá passar por fases que eu passei e muitos passaram. Desconcentração, pensamentos alheios, preguiça, cansaço, interferências, interrupções etc. E como o “outro lado” não gosta disso, nenhum pouco, você será tentado de várias formas. Mas isso demonstra também que ele começou a perder.
E lembre-se: Não deixe de rezar e “reze como se tivesse fé, que a fé lhe será dada”
Além do mais, Nossa Senhora nos pediu para rezarmos o Rosário como penitência.
Eu, particularmente, era um católico “meia-boca” (e ainda sou), mas isso começou a mudar depois de saber o que aconteceu em Fátima. Além do famoso milagre em si (apelidado de a dança do sol) onde 70.000 pessoas presenciaram o fato, além de ser avistado o fenômeno a 15 km de distância dali, além de, depois de 15 minutos desse fenômeno, as pessoas e a terra que estavam encharcadas devido a chuva, estarem completamente secos, o que mais me deu certeza e nutriu a minha fé, foi o pedido Dela para que “a Rússia  se consagrasse ao seu coração imaculado para que não espalhasse  seus erros pelo mundo”. E o comunismo matou mais de 100 milhões de seres humanos.
Como o terço é um sacramental e teremos que segura-lo, o iniciamos  fazendo o sinal da cruz, pois tudo o que fazemos, fazemos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Pelo Sinal da Santa Cruz + Livrai-nos Deus, Nosso Senhor + dos nossos Inimigos. + Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, Amém.

Depois invocamos o Espírito Santo para que nos guia em nossas orações.
 Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém
Eu não rezo o “Oremos:” Porque essa fala é de quem conduz o terço quando feito com outras pessoas juntas. Não tem sentido recitar isso a você mesmo
Para eu rezar entendendo a quem eu estou me dirigindo eu rezo também a súplica :
Deus Pai, em nome do Senhor Jesus, pelo poder do vosso Espírito Santo e pela súplica da Virgem Maria peço-lhe  que eu alcance as indulgências dessa santa devoção  
Reza-se o Credo:
Creio em Ti, Deus  Pai todo poderoso, criador do céu e da terra e em Jesus Cristo, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do seu Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, que padeceu, foi morto e sepultado e que ressuscitou ao terceiro  dia e subiu aos céus, onde está a sua direita e de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no teu Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição dos mortos e na vida eterna. Amém

Para os isrmãos  protestantes, reze o credo Niceno-Constantinopolitano, aceito pelas Igrejas  Ortodoxas Orientais, Anglicana e a maioria das denominações protestantes.

Creio em um só Deus,
Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra,
de todas as coisas visíveis e invisíveis

Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,
Filho Unigênito de Deus,
nascido do Pai
antes de todos os séculos:
Luz da Luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro,
gerado não criado,
consubstancial ao Pai.
Por Ele todas as coisas foram feitas.
E, por nós, homens,
e para a nossa salvação,
desceu dos céus:
e encarnou pelo Espírito Santo,
no seio da Virgem Maria,
e se fez homem.

Também por nós foi crucificado
sob Pôncio Pilatos;
padeceu e foi sepultado.

Ressuscitou ao terceiro dia,
conforme as escrituras;

E subiu aos céus,
onde está sentado à direita do Pai.

E de novo há de vir, em sua glória,
para julgar os vivos e os mortos;
e o seu reino não terá fim.

Creio no Espírito † Santo,
Senhor que dá a vida,
e procede do Pai;
e com o Pai e o Filho
é adorado e glorificado:
Ele que falou pelos profetas.

Creio na Igreja
Una †, Santa, Católica e Apostólica.

Professo um só batismo
para remissão dos pecados.

Espero a ressurreição dos mortos;

E a vida do mundo que há de vir. Amém.

Segundo a minha consciência, não cito Pôncio Pilatos que lavou as mãos e não viu culpa em Jesus. Para mim, se alguém tivesse que ser citado, esse deveria ser Caifás, o que tudo tramou para a morte de Jesus.
Também não cito “na ressurreição da carne”, pois acredito que ressuscitaremos em corpo glorioso.

Corintios I - 15  44  Semeado corpo animal, ressuscita corpo espiritual. Se háum corpo animal, há um corpo espiritual

Então, empresto do Credo Niceno, o termo “ressurreição  dos mortos” e seja ela como for, acredito que acontecerá.

A partir do crucifixo, quando se reza o Credo, na primeira conta isolada, reza-se um "Pai Nosso"
Nas três contas seguintes  são rezadas três Ave Marias, em honra ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Completa-se com a "Glória"

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém.

Não sei porque, suprimem aqui, alguns, ou vários  o "...e por todos os séculos dos séculos. "

E com a jaculatória ensinada por Maria em Fátima, que se repete também ao fim de cada mistério:

Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, e socorrei principalmente as que mais precisarem.

Nos é instruído que comtemplemos os mistérios enquanto rezarmos. Mas como fazer isso? Como, ao mesmo templo, contemplarmos o mistério, prestarmos atenção ao que dizemos nas nossas orações   (Pai nosso e ave Maria) e ainda incurtirmos nosso desejo de solução às nossas necessidades?

Procure proceder assim:

1 -Iniciando um mistério, transporte-se a ele, como se você viajasse no tempo e presenciasse a situação (por isso coloquei os links de cada mistério na tabela acima, para poderem se situar) e lá rezar junto com os anjos e santos.

2 - Quando inicarem cada oração, lembre-se da sua necessidade um pouco antes de começar

Com o tempo, vai ficando fácil colocar isso em prática e depois fica automático esse raciocínio.

Rezados os cinco mistérios de cada terço, faz-se  o agradecimento e reza-se a "Salve rainha"

Agradecimento:
Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo, e, para mais Vos agradecer, Vos saudamos:

Salve-Rainha
Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Assim pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce, sempre virgem Maria. Rogai por nós, santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Aqui suprimi duas coisas:

1 - "E para  mais vos suplicar (ou agradecer) , vos saudamos com uma Salve Rainha..."  Saudação específica à Nossa Senhora é só dela. Que necessidade  há de informa-la de que a saudaremos com o nome da saudação? Isso não faz sentido! Por acaso poderemos  saudar mais  alguém , que não ela, com a "Salve Rainha" ?
Existem ainda postagens ou livretos que nos ensinam "...e  para mais 'vos obrigar" . Obrigar a Nossa Senhora?

2 - "Assim pois" advogada nossa. Em traduções para outras línguas esse termo é semelhante, mas aqui no Brasil e Portugal, reza-se "eia, pois"  "Eia ? O que que  é isso? Nem vou comentar mais.

Quem quiser uma postagem mais simples e sem comentários, visite essa página.

Lembrem-se também que as orações são de foro íntimo, então não façam como os publicanos.

Deus abençoe a todos.

Admin
Admin

Reputação : 0

Ver perfil do usuário http://hereditarios.livreforum.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: