Norman Finkelstein

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Norman Finkelstein

Mensagem  Admin em Qui Mar 07, 2013 12:46 am


Norman Gary Finkelstein (Nova York, 8 de dezembro de 1953) é um cientista político norte-americano.
Graduado pela Universidade do Estado de Nova Iorque
Suas idéias já lhe custaram o emprego de professor universitário, entre outros problemas. Em 23 de maio de 2008, Finkelstein foi impedido de entrar em Israel por suspeitas de que tivesse contato com "elementos hostis a Israel". Na sua chegada ao Aeroporto Internacional Ben Gurion, perto de Tel Aviv, Finkelstein foi interrogado e mandado de volta a Amsterdam, seu ponto de origem. Segundo funcionários da imigração, a decisão de deportar Finkelstein estava relacionada com suas "opiniões antissionistas" e críticas ao governo israelense. Ele foi proibido de entrar em Israel nos próximos 10 anos.

Filho de judeus sobreviventes do Holocausto, sua mãe, Maryla Husyt Finkelstein, filha de um judeu ortodoxo, sobreviveu ao gueto de Varsóvia, ao campo de concentração de Majdanek e a dois campos de trabalhos forçados, além de ter perdido toda a sua família durante a Segunda Guerra Mundial. O pai de Norman, Zacharias Finkelstein, também foi um sobrevivente, tanto do gueto quanto do campo de concentração de Auschwitz.

Norman Finkelstein tornou-se conhecido por seus escritos sobre o conflito israelo-palestino[3] e pelas polêmicas suscitadas por seu livro A indústria do Holocausto, no qual critica organizações e personalidades judias (notadamente o Congresso Mundial Judeu e Elie Wiesel) que, segundo ele, instrumentalizam a Shoah com objetivos políticos (sustentar a política de Israel), ou mercantis (obter reparações financeiras por parte da Alemanha e da Suíça).
Sua tese de doutorado é uma crítica meticulosa e severa do best seller publicado em 1984, From Time Immemorial, da norte-americana Joan Peters, livro que, segundo Finkelstein, reforça mito do "deserto" no qual os primeiros colonos israelenses se instalaram.
Finkelstein denuncia as generalizações precipitadas e as acusações de antissemitismo proferidas por certas organizações judaicas contra os que se opõem à política do Estado de Israel.


[youtubel]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=bjhKk_rJbPk[/youtube]








Admin
Admin

Mensagens : 285
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/02/2013
Idade : 58
Localização : S.Paulo - BR

Ver perfil do usuário http://hereditarios.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum