Conexões - Uma vista Alternativa de Mudança

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Conexões - Uma vista Alternativa de Mudança

Mensagem  Admin em Seg Mar 11, 2013 10:51 pm

Conexões - Uma vista Alternativa de Mudança

Há uns vinte anos, a TV Cultura exibiu esse documentário (dublado). Pode ser que existam melhores, mas de todos documentários que assisti até hoje esse foi de longe o mais didático, inteligente e bem feito.

A 9 de novembro de 1965, a região nordeste dos Estados Unidos e do Canadá mergulhou, abruptamente, numa escuridão total. O pior blackout de todos os tempos ficou conhecido como o "Grande Blackout".
Os fatos são bastante conhecidos. As 17:16, no auge do pico noturno, a energia elétrica fornecida para um sexto da população do continente foi repentinamente, cortada, prendendo milhões de pessoas nas vias expressas, em elevadores e nos prédios comerciais. Ao todo, trinta milhões de pessoas em oito Estados dos Estados Unidos e na província de Ontário foram atingidas pela falta de energia. Em Ontário, o blackout ficou restrito a região leste da província - desde Timmins, ao norte, ate Cornwall, ao leste e ao sul na direção de Sarnia. Windsor, Ottawa e Sudbury foram os únicos centros do leste que escaparam ao blackout. Contudo, três horas depois a força já estava restabelecida na maior parte da província. A cobertura feita pelos meios de comunicação focalizou, naturalmente, o aspecto humano do Blackout e, numa extensão menor, a dificuldade encontrada para determinar a causa da interrupção. Contudo, havia uma historia bem mais dramática. No momento do blackout alguns UFOs foram vistos nas proximidades de instalações Hidrelétricas estratégicas, a quantidade fora do comum de observações dignas de credito levou vários pesquisadores a considerar a possibilidade destas naves terem desempenhado um papel importante no colapso de energia. Entre os pesquisadores encontravam-se o falecido James E. McDonald, físico da Universidade do Arizona; o antigo diretor da NICAP, Major Donald E. Keyhoe; e o astrônomo Dr. J. Allen Hynek, o na época diretor do Centro de Estudos dos UFOs.

Investigação

Imediatamente apos o desarranjo, a Comissão Federal de Energia dos Estados Unidos e a Comissão de Energia hidrelétrica de Ontário deram inicio a uma investigação em larga escala a fim de localizar a causa. No inicio, foi comunicado que o problema originara-se de uma falha mecânica numa linha de alta voltagem entre Bufalo e Salto do Niagara. Segundo o Globe and Mail:

"O comunicado era falso. Em seguida, dizia-se que a causa da interrupção de energia teria sido um problema ocorrido na subestação perto de Siracusa, porem os homens da manutenção encontraram-na em perfeitas condições de funcionamento."
Finalmente, seis dias depois do blackout, os engenheiros da Ontário Hydro atribuíram o problema a colossal Estação Geradora N° 2 Sir Adam Bico, em Queenston, Ontário, ao norte de Salto do Niagara.
Ao que parece, exatamente antes do blackout, a forca estava fluindo da Sir Adam Bico N° 2 para Ontário, e dali passando para o Estado de Nova Iorque através da fronteira via Cornwall. Em termos gráficos, a força estavam fluindo no sentido horário formando um circuito completo em volta do Lago Ontário. As 17:16, um rele de retrocesso(*) numa das seis linhas que ligam a Sir Adam Bico ao resto da província disparou, misteriosamente, o disjuntor da linha, que age de forma bastante parecida com um fusível domestico. Numa rápida sucessão, a interrupção da energia elétrica passou para as outras cinco linhas, provocando uma sobrecarga que, do mesmo modo, disparou os disjuntores nessas linhas. Um verdadeiro macaréu de eletricidade — 1.1 milhões de kilowatts — fluiu em direção oposta para o Estado de Nova lorque.
Inexplicavelmente, os reles de retrocesso das linhas de Nova Iorque não conseguiram isolar e conter a sobrecarga. Dentro de segundos, toda a rede formada por trinta e uma instalações de força interligadas da CANUSE (Rede Canadá-Estados Unidos Oriental) entrava em colapso.
Embora os peritos pudessem determinar com precisão a origem do blackout, estavam atarantados com a desativação do rele e o fracasso dos sistemas protetores para conter a sobrecarga. Segundo as palavras do engenheiro supervisor do sistema Ontário Hydro, Jim Harris: "E inacreditável! Eu teria declarado que isto era uma coisa impossível de acontecer se não tivesse visto a evidencia." O mistério tornou-se ainda maior quando foi descoberto que o rele, na verdade, não tinha entrado em pane, mas apenas reagira a uma súbita sobretensao de forca proveniente de uma fonte desconhecida. Segundo a declaração feita no ultimo relatório da Comissão Federal de Energia dos Estados Unidos: "A causa precisa da energização do rele de retrocesso é agora conhecida."(7) De onde veio a súbita sobtensão de forca? Ate o dia de hoje esta pergunta continua sem resposta.

( http://www.fenomenum.com.br/ufo/casos/1960/blackout1.htm )


A partir desse acontecimento, o jornalista inglês James Burke produziu em 1978 pela BBC, esse documentário questionando o grau de dependência tecnologia que vivemos e como os inventos humanos, desde os mais simples aos mais sofisticados, estão incrivelmente conectados historicamente uns aos outros.

Uma parte interessante é quando ele começa a imaginar como seria nossa vida auto-suficiente numa eventual catástrofe mundial e como teríamos que aprender tudo de novo sem os recursos tecnológicos de hoje, entre eles a eletricidade.

A postagem no YouTube e a inclusão de legendas é do próprio James Burke.


É necessário clicar em CC para tradução das legendas, mas essa tradução é melhor que aquelas que traduzem as legendas da transcrição do áudio, e vale a pena.




na época



imagem recente (parece meu amigo Cipriano sem a barba)

Um show de documentário e de História.

Conexões - Uma vista Alternativa de Mudança

Conexões Episódio I

O Efeito Gatilho













Conexões Episódio II

Morte na Manhã




[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=z6Kh315YMo8&feature=related[/yoputube]








Conexões Episódio III

Vozes Distantes














Conexões Episódio IV

Fé nos Números














Conexões Episódio V

Rodas da Fortuna














Conexões Episódio VI

Trovão nos Céus














Conexões Episódio VII

A Longa Cadeia














Conexões Episódio VIII

Comer, beber e ser feliz













Conexões Episódio IX

Contagem Regressiva














Conexões Episódio X

Amanhã, ontem e você












avatar
Admin
Admin

Mensagens : 287
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/02/2013
Idade : 58
Localização : S.Paulo - BR

Ver perfil do usuário http://hereditarios.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum